quarta-feira, 1 de abril de 2009

O tempo da ditadura...

Enganam-se aqueles que pensam que a época da ditadura já passou. Hoje ela esta camuflada, mas evidente, nos pôster, outdoor, campanhas publicitárias e até em conversas informais, em todos os lugares, estão expressas às regras que devem ser seguidas.

Beleza, dinheiro, fama, devem ser seus objetivos principais. Ir de encontro a esses argumentos, é ir contra as leis.

Para nós hoje é um absurdo intolerável quando pensamos que Hitler mandavam exterminar pessoas que segundo ele não faziam parte da “raça pura”, e nem percebemos que hoje acontece a mesma coisa, só que com um método de transição diferente.

Não excluímos quando julgamos alguém pela aparência? Pelo simples fato de não se enquadrarem na estética padrão? Por o cabelo não estar similar com a atriz da TV? Mesmo que inconscientemente, fazemos isso, percebendo ou não, também estamos tentando construir a “nossa raça pura”.

As pessoas são excluídas quando não estão dentro dos padrões de beleza, quando não se amoldam a esses conceitos pré-estabelecidos.

São discursos proferidos, mas ações realizadas de uma maneira totalmente contraditória. Campanhas contra anorexia, mas o que se ver em revistas, e têndencias de modas, são modelos magérrimas, mais computadorizadas do que reais, e sozinhas as meninas tentam fazer em seus corpos , o que profissionais fazem com ajuda de maquinas e programas de photoshop, isso é um grande exemplo de que a maioria de nós temos a tendência de gravarmos melhor o que vemos do que o que ouvimos.

Você gasta todo o seu dinheiro em busca de mais dinheiro, toda a sua saúde em busca de beleza, todos os seus esforços em busca de fama, para no final perceber que nada valeu à pena. Que você fazia justamente tudo aquilo que tanto criticava.

Talvez chamar a sociedade de “Hitlezinhos” seja um pouco de exagero, mas se elas continuarem se empenhando desse jeito, em breve talvez alcancem tal título.

Será que vale a pena, se reconstruir para ficar um mínimo possível parecida com um cartaz? Esconder marcas porque para a maioria não fica bem possuí-las? Passar fome para poder ser observada como um exemplo a ser seguido? Se sacrificar em cirugias para tentar atingir a "perfeição"?

Mas seria uma grande hipocrisia afirmar que hoje beleza não importa, não desconsideremos a beleza, ela é sim muito importante, contudo importante não é essencial, e muitos não sabem diferenciar essas duas coisas.

Nenhum comentário: