domingo, 21 de março de 2010

Da Janela

Foto: Bruna Caroline.

Surtei quando me disseram que a vida é cheia de problemas, e que deveriam desistir por não terem mais força para lutar.
Eu sei, a vida não é um conto de fadas, nas histórias eles funcionam com príncipes e princesas, cavalos brancos e finais felizes, mas na nossa realidade, só fica os monstros e dragões, prisões e feiticeiras.
A realidade é outra, não é apenas páginas com letras, presas em algum lugar.

Eu não sei definir o que é vida, mas sei definir o que ela não é, a vida não é o extremo, não existe apenas um lado ou apenas um momento. A vida sempre nos concede opções.
Por isso, apesar dos problemas, penso ser injusto as reclamações, mas também não gosto de discursos otimistas, daqueles em que a vida é bela, aproveite, sorria, é tudo maravilhoso, existe pessoas com problemas maiores que os seus, você está no lucro.
Quando algum sofrimento nos atinge, não queremos saber dos problemas dos outros, os nossos já são suficientes, já nos atormenta o bastante, assim, discursos não adiantam, queremos soluções.
É não devemos nos sentir culpados, é inútil tentarmos ser "Pollyanna's" e viver o jogo do contente, ninguém consegue ver o lado bom de tudo, a não ser ela, que está presa nos livros. Afinal, temos uma visão limitada, não enxergamos a 380º.
A questão é que não sabemos viver, e ninguém nunca aprenderá a viver, pois para isso, precisaríamos da eternidade, e não a temos.
Mas podemos apreender a apreciar, pequenos detalhes e conquistas.

A vida é sim cheia de problemas, mas na nossa história, também existe a floresta que pode ser encantada, também existe o céu azul, que nos concede o poder mágico. Apenas precisamos saber enxergar os dois lados, e olhar de vez em quando pela janela, não sempre, apenas de vez em quando, e observamos que não existe apenas as quatros paredes em que estamos presos. A vida vai além disso, há algo mais depois da janela, e reclamar sempre, já é desistir de tentar encontrar as soluções.

Um comentário:

ONG ALERTA disse...

Mudar é crescer, buscar novos aprendizados, paz.