sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

O que é felicidade?


Ultimamente tenho me perguntando o que é a felicidade?
O que é essa alegria que todos falam, que todos buscam, que todos querem sentir?
Procurei no dicionário e ele me disse que felicidade é o bem estar, contentamento, bom êxito.
Mas para mim, a felicidade vai muito além disso.
As vezes penso que, a felicidade é que vai nos encontrar um dia. Outras vezes penso que nós é que devemos acha-lá.
A felicidade me parece complicada, aí me vem a mente, por que ser feliz é tão complicado?
E logo me vem a resposta, é que na maioria das vezes ser feliz não depende só de nós, e fica difícil realizamos algo que não está só no nosso poder, quando dependemos de alguém tudo fica mais complicado mesmo, e como diz a letra da música de Tom Jobim "é impossível ser feliz sozinho", até porque felicidade e solidão, são algo que definitivamente não combinam.
E realmente, não se pode ser feliz sozinho, isso porque se você está alegre, com quem irá dividir sua alegria, seu contentamento, seu bom êxito? A felicidade é algo que precisa, que necessita ser dividido, pois precisamos compartilha-la para obter,
e se não a dividimos achamos que não a temos.
Outras vezes acho que a felicidade é algo tão simples, que por isso resolvemos complicar, pois amamos complicar, parece que nos sentimos mais felizes quando conseguimos as coisas com mais trabalho.
E me pergunto: "Onde essa felicidade está?"
Escuto muitas pessoas falarem que dinheiro não traz felicidade, mas por que então corremos tanto atrás dele?
Não seria bem mais fácil correr atrás de algo que realmente fosse nos deixar felizes?
E consequentemente aproveitar melhor o tempo?
Acho que corremos tantos atrás do dinheiro porque sabemos que ele pode nos proporcionar momentos felizes, mas nós queremos mais do que momentos felizes, queremos sentimentos, sentimentos de amizade, de afeto, de carinho, de sinceridade, de amor e o dinheiro compra momentos e não sentimentos.
Penso que a palavra que poderia definir a felicidade é: se conformar, se estamos conformados com a situação, nos sentimos felizes, mas se quisermos sempre mais, nunca estaremos realmente satisfeitos, e a felicidade é isso estar satisfeito.
Estar satisfeito com as coisas simples da vida, com o sorriso que te deram, com a casa que você tem, com a sua personalidade, com o seu corpo, estar satisfeito pelo simples fato de enxergamos mesmo que não estejamos gostando do que estamos vendo, e mesmo que não esteja tudo bem, estarmos satisfeitos por sabermos que existem piores, mas isso exige-se coragem.
E quando estamos felizes, ficamos cheios de coragem, não temos medo de enfrentar nada nem ninguém
Talvez eu não saiba definir a felicidade, pois nunca tentei entende-lá.
Quando estou feliz, não quero saber o motivo, me alegro pelo simples fato de estar feliz.
Já isso não acontece quando estou triste, talvez seja por isso que eu saiba definir nos mínimos detalhes o que é a tristeza, mas não saiba lhe dizer com precisão o que é felicidade.
Afinal, é difícil explicar o que não se entende.


2 comentários:

Poisdron disse...

Mi, foi maravilhoso, gostei muito, ser feliz, bem... não diria se conformar, mas é por aí mesmo, com certeza é estar satisfeito, não reclamar das coisas, mas ser feliz com o que tem, gostei muito!

Fiquei feliz de ver algo assim sendo escrito por você que é uma grande amiga e merece ser muito feliz!^^

Lindo texto! o/

Anônimo disse...

Mi...
Me indentifico com suas palevras e com sua forma de pensar.

Espero sim, que seu grande talento seja reconhecido, além de jornalista, é uma pansadora e poetiza sabia?
ainda havemos de encontrar a Felicidade logo..
" E sentar-se-ão cada um debaixo na sua videira e debaixo da sua figueira, e NÃO haverá que os faça tremer"